domingo, 5 de abril de 2009

Fotografias


Com as facilidades trazidas pelas câmeras digitais, fotografar se transformou em uma atividade extremamente corriqueira e muito mais difundida do que na época dos filmes. Especialmente em se tratando de viagens, a fotografia é uma excelente ferramenta para se lembrar de uma paisagem espetacular, ou de um edifício de arquitetura marcante, ou simplesmente de uma árvore bonita ou um momento de diversão.

Isso é ainda mais verdade se você estiver viajando apenas com uma mochila nas costas, sem espaço para carregar badulaques e souvenires comprados ao longo da viagem. Nesse caso, as fotografias se tornam ainda mais importantes porque, além da sua memória, elas serão sua única recordação dos locais visitados.

Mas cuidado! As fotografias também podem ser perigosas. E um grande perigo é passar a viagem inteira vendo pessoas, cidades, edifícios, paisagens etc. através de uma tela de 2,5”. Não se esqueça de ver com seus próprios olhos, de viver o lugar, de curtir, reparar nos detalhes. Pra ser sincero, eu já vi coisas tão bonitas e que me impressionaram tanto em minhas viagens que até me recusei a fotografá-las. E não me arrependo. Simplesmente, nenhuma foto que eu pudesse tirar com minha câmera compacta seria justa o suficiente com aquela paisagem e nunca poderia capturar a verdadeira essência do local.

Não me entenda errado, eu sou completamente a favor das fotografias, adoro esse tipo de arte. Mas penso que a viagem deve ser curtida no momento em que ela está acontecendo, e não apenas em casa, depois de voltar, vendo as fotos com os amigos. Enxergo as fotografias como mera ferramenta de recordação. Então, tire muitas fotos, mas lembre-se de aproveitar o real também!


Como escolher alguém para te fotografar
Viajar sozinho tem pontos positivos e negativos. A meu ver, um dos piores pontos negativos é quando você quer aparecer em uma foto e não existe nenhum rosto amigo ali pra tirar uma foto sua. Tudo bem, existe sempre a opção da “auto-foto”, mas você corre o risco de ter fotos repetitivas, todas do mesmo estilo, e sempre só de rosto. Também existe a opção da foto automática, mas às vezes é simplesmente impossível achar uma base adequada para apoiar a câmera.

Enfim, o fato é que se você está viajando sozinho (ou mesmo quando viaja a dois e quer uma foto ao lado do seu companheiro), eventualmente você terá que pedir para alguém te fotografar. E existem alguns pontos importantes a serem observados antes de escolher esse alguém.

O primeiro ponto é sempre dar preferência a um turista. Dependendo de onde você está, um morador local poderá cobrar para tirar uma foto sua, ou dependendo da pessoa, você poderá ficar sem sua câmera – sim, roubos acontecem! Isso não ocorrerá se você pedir a um turista.

O segundo ponto é tentar escolher uma pessoa que também esteja sozinha. Você correrá menos risco de receber uma cara feia como resposta (algumas pessoas são extremamente antipáticas e tiram a foto com muita má vontade). Uma pessoa sozinha está na mesma situação que você e certamente irá bater sua foto de bom grado, até porque depois ela também pode pedir que você tire uma foto dela.

O terceiro e último ponto é dar preferência para pessoas carregando câmeras semi-profissionais, ou pelo menos câmeras mais sofisticadas. Isso mostra que, provavelmente, aquela pessoa dá valor a fotos e, portanto, sabe tirar uma boa foto. Assim você não corre o risco de ter uma foto sua em frente à Estátua da Liberdade sem a tocha, ou então de ficar sem a ponta da pirâmide, no Egito, ou da Torre Eiffel, na França.

No xadrez por causa de uma foto
Se você acompanha esse blog, vai se lembrar do post no qual conto a passagem em que fui preso por fazer fotografias na Guiné. Se ainda não leu, dá uma olhada no post Day trip em N’zérékoré.


Pergunte antes de clicar
Era uma cena simples, mas muito bonita: mulheres com vestidos típicos muito bonitos e coloridos em um país pobre da África. Aquelas mulheres estavam realmente se destacando na paisagem com seus panos enrolados na cabeça e suas bijuterias e penduricalhos. Como eu estava relativamente distante, achei que elas não me veriam, mas bastou que eu as mirasse com minha lente para que elas se manifestassem. Foi um verdadeiro barraco: cinco ou seis mulheres gritando palavras que eu não entendia em um dialeto africano, muitas pessoas se aglomerando... Nada agradável. Tive que mostrar para elas que não havia tirado nenhuma foto, só então elas se acalmaram e me deixaram ir.

Depois desse episódio, eu aprendi uma lição para nunca mais esquecer: sempre pedir permissão antes de fotografar alguém. Em algumas culturas as fotografias não são bem vistas. Alguns povos acreditam que a fotografia rouba a alma das pessoas. Mesmo onde isso não é uma crença, algumas pessoas simplesmente não querem ser clicadas, e os outros devem respeitar isso. Além disso, é muito comum que pessoas cobrem para serem fotografadas, especialmente aquelas com roupas típicas da região – mesmo quando elas não vivem disso, elas costumam cobrar. Então, sempre pergunte antes para não ser surpreendido.


Contei essas passagens para te sensibilizar para os perigos das fotografias. Elas são ótimas, não fique muito neurado, apenas tenha cuidado. Curta a viagem, tire muitas fotos, mas pense duas vezes antes de clicar!
.
.

Nenhum comentário: