sexta-feira, 27 de março de 2009

Planejando a própria viagem



Atualmente, é muito fácil planejar a própria viagem através da Internet. A quantidade de informação sobre lugares, meios de transporte, hospedagem, preços etc. que você pode encontrar na rede mundial de computadores é simplesmente incalculável. Entretanto, quantidade não é sinônimo de qualidade e, por isso, é preciso saber onde procurar. Não dá para confiar em qualquer site de meia-tigela que você encontrar; sites desatualizados ou com informações incompletas ou incorretas podem acabar te deixando frustrado ao se deparar com a realidade.

Nesse post, você vai encontrar algumas dicas sobre como planejar sua viagem utilizando os recursos da Internet, além de alguns endereços de sites interessantes. Se o computador ainda te assusta, se ele parece um bicho de sete cabeças prestes a arrancar a sua, coragem! Encare essa fera – você vai descobrir que ela pode ser bastante útil.


Não exagere na dose
C
omo eu disse, a quantidade de informações disponível na rede é impressionante. Entretanto, não se deixe envolver demais. Busque apenas as informações básicas sobre o que precisa saber. Se você se aprofundar demais, corre o risco de chegar ao seu destino com a sensação desagradável de que já conhece aquele lugar.

Por exemplo: precisa saber o horário de funcionamento de um museu? Então se atenha a buscar somente essa informação. Se você se deixar levar, vai acabar conhecendo sua coleção completa através da tela do computador usando o serviço de tour virtual, tecnologia já disponível no site da maioria das instituições. Lembre-se: você está pagando caro por uma viagem que certamente é muito esperada. Por isso, reserve os detalhes e as surpresas do local que irá visitar para serem descobertas e vividas lá mesmo, e não em casa, diante do seu computador.


Desconfie
É muito fácil para qualquer pessoa divulgar informações na rede e isso faz com que a veracidade dessas informações seja duvidosa dependendo da seriedade da fonte. Por isso, seja criterioso na escolha dos sites onde irá pesquisar e fique com um pé atrás quando estiver pesquisando em páginas que não inspiram muita confiança.

Para evitar problemas, dê preferência aos sites oficiais: do órgão de turismo da cidade ou do país de destino, ou da própria instituição ou empresa (museu, teatro, estação ferroviária, restaurante, hotel, parque etc.). Nessas páginas geralmente são disponibilizadas informações atualizadas e confiáveis.

Além dessas opções, existem as páginas dos guias de turismo mundialmente famosos. O único problema é que esses sites estão disponíveis apenas em inglês. Alguns exemplos dos guias disponibilizados na rede são: http://www.lonelyplanet.com/, http://www.fodors.com/, http://www.roughguides.com/. Neles você encontrará muita informação, ajuda para planejar sua viagem, possibilidade de reservar acomodação e passagens, alugar veículos etc.

Se você não fala inglês, sugiro que procure os sites das revistas de turismo brasileiras. Apesar de informações geralmente superficiais, elas também poderão te ajudar em alguns aspectos, como: aonde ir, onde comer, onde se hospedar e o que visitar.


Fóruns
Alguns fóruns de discussão também podem ser bastante úteis quando se está procurando algo mais alternativo, como por exemplo, para descobrir uma maneira econômica e rápida de viajar entre duas cidades. Minha única dica, nesse caso, é observar se existe mais de uma postagem de pessoas diferentes dando a mesma informação. Em caso positivo, fica mais fácil acreditar no que se está lendo.

O interessante dos fóruns é que as dicas presentes ali foram escritas por pessoas que já estiveram visitando o local. Assim, elas podem passar suas impressões, contar as dificuldades e falar sobre os lugares que valem à pena ou não (apesar disso ser uma escolha muito pessoal).
.
.
Compras, reservas e contratação de serviços
Para o terror dos agentes de turismo, está cada vez mais fácil contratar serviços, comprar passagens e fazer reservas pela Internet. Todas as companhias aéreas já possuem o serviço de compra de passagem pela rede e é muito comum encontrar passagens em promoção exclusivamente para compras via web. Hotéis, pousadas e até a mais simples bed & breakfast também já possuem página na rede e possibilitam que sejam feitas reservas através dela.

A lista é interminável: alugar carros, comprar entradas para parques, museus e espetáculos, descobrir trajetos, fazer reservas em restaurantes e até, veja só, reservar produtos no free shop do aeroporto. Portanto, minha sugestão é: pesquise! Sua viagem pode até sair mais barata se utilizar os serviços oferecidos na rede.
.
.
Durante a viagem
A Internet também pode ser uma forte aliada se você, assim como eu, for do tipo de viajante que não gosta de planejar muito sua viagem, preferindo que ela aconteça mais ou menos naturalmente. Através da rede, você pode facilmente pesquisar onde será sua próxima parada, além de comparar as diversas maneiras para se chegar até ela – taxi, trem, barco, avião, ônibus etc. Uma vez decidido o próximo destino e a maneira de chegar até lá, você pode usar a rede para achar hospedagem e para descobrir o que tem para se fazer no local (sempre tendo em mente as dicas anteriores).

Outra função excelente da Internet durante a viagem é a possibilidade de comunicação que ela oferece, mas sobre isso você encontra mais informações no post Sinais de Fumaça.


Para finalizar, a minha última dica em relação à Internet se aplica a qualquer situação, não importa se você está utilizando os fóruns, as páginas oficiais de empresas ou instituições, as páginas de guias de turismo, ou todas elas: é sempre importante observar a data da última atualização da página ou da postagem. Essa data vai te dar uma idéia se a informação divulgada ali está atualizada ou não. E se continuar na dúvida, não hesite em enviar um e-mail ou telefonar pra ter certeza das informações.

.

.

Nenhum comentário: