domingo, 15 de fevereiro de 2009

Road trip no Marrocos

Saindo de Marrakech, pé na estrada. Aluguei um carro para ir até Fez, mais pro norte do país. Apesar de estar um pouco apreensivo por enfrentar uma viagem longa em um país diferente, com estradas que não conhecia, a empolgação era maior que o medo.

Aluguei o carro no aeroporto da cidade - que aliás é bem legal - e teria que atravesar a cidade para pegar a saída de Fez. Foi a primeira aventura: errei o caminho e caí dentro da medina. Afff... que sufoco dirigir naquela confusão de gente, carros, ônibus, ruas estreitas. A sorte é que eu peguei a medina em um lugar que eu já conhecia, perto de Jeema el Fna; eu sabia que era só seguir em frente que já sairia por uma das portas da muralha que cerca a cidade antiga, e dali era fácil pegar a saída.

Acima e abaixo: aeroporto de Marrakesh




Placa do carro que aluguei. Essa letra aí equivale ao nosso "B"


Logo depois de sair da cidade, entrei em uma estrada secundária rumo aos Atlas, a cadeia de montanhas que corta o Marrocos de norte ao sul. A cadeia é tão alta que tem neve permanente no topo. E eu escolhi fazer um caminho mais longo, pelo qual teria que cruzar o Atlas duas vezes (Marrakesh e Fez ficam do lado oeste do Atlas, e a estrada que eu peguei atravessa para o lado leste e depois volta para o oeste).



Saindo de Marrakesh. Dá pra ver o Atlas lá no fundo






De repente começa a aparecer os primeiros acúmulos de gelo. Fiquei até emocionado... nunca tinha visto neve antes.







Companheiro de viagem








Do outro lado do Atlas, deserto. Não aquele deserto de dunas de areia e beduínos (esse fica mais pro oeste, sentido Saara), mas aquele tipo de deserto americano, com rochas, canyons, uma terra bem vermelha.No caminho, muitas vilas bem pequenas de um povo chamado bérbere, que vive espalhado por todo o interior do país. Eles tem uma arquitetura bem peculiar, com edificações de barro e telhados de palha planos praticamente sem inclinação.








No caminho, um pouco antes de Ouarzazate, um desvio para fora da estrada principal a caminho de Âït Ben Haddou, uma kasbah muito antiga que serviu de cenário para alguns filmes de Hollywood (os que eu me lembro são Gladiador e Lawrence da Arábia). Esse lugar é fantástico, todo de barro, parece outro mundo. Mas pra falar a verdade eu não tive coragem de entrar. Eu estava sozinho e o local estava meio deserto... não me senti muito seguro. Eu sei que atualmente apenas algumas poucas famílias ainda residem na cidade antiga.







Com esse negócio de Hollywood filmando em Âït Ben Haddou, a região acabou criando essa cultura cinematográfica. Um pouco mais à frente, chega-se a Ouarzazate, que é a capital do cinema do Marrocos. Vi alguns estúdios na beira da estrada. Bem interessante!
Seguindo viagem pelo deserto, passo por algumas kasbah perto da estrada. A paisagem é muito bonita, seca, diferente do que estamos acostumados no Brasil.


Kasbah





Vai chegando o fim do primeiro dia e tenho que parar para passar a noite. Escolho uma cidade chamada Tinehir, um hotelzinho bem barato. Custei para achar alguém que falasse inglês. Foi cômico tentar me comunicar em francês para pedir um quarto. Mas isso faz parte da aventura!




Hotel em Tinehir

Acima e abaixo: Tinehir

No segundo dia saí cedo. Dei uma parada em Gorges du Tadra (acho que a tradução é "garganta do Tadra" - uma espécie de canyon). Um lugar bem legal também. São dois paredões de rocha de uns 80 ou 100m de altura e lá embaixo é só a conta da estrada e de um rio pequeno. O vento é impressionante.





Oasis
Voltando à estrada principal, alcanço a cidade de Er Rachidia, a represa Hassan-Addakhil e a cidadezinha de Rich, onde parei para almçar já por volta das 14h. Logo depois de Rich, passando o Tunel do Legionário escavado na rocha, o clima e a paisagem começam a mudar. É hora de começar a subir o Atlas novamente. Midelt, uma cidadezinha linda, já tem um ar meio suíço e por ali'a quantidade de neve é realmente bem grande. Fiquei até parado em uma barreira de neve na estrada por uns 40 minutos até que eles liberassem o tráfego.

Rich
Represa Hassan-Addakhil



O Atlas lá no fundo de novo



Parado na barreira de neve... afff




O dia vai chegando ao fim e decido parar em Azrou uma cidade bem pequena e bastante simpática, também com um ar de Suíça. Um pouco antes de chegar em Azrou existe uma floresta de pinheiro. Pode parecer incrível, mas eu vi um bando de macacos - e dos grandes - na beira da estrada. Fiquei abismado: morei durante 3 meses no interior da Guiné, bem no meio da floresta tropical, e não vi enm um macaquinho sequer. Agora no meio de uma nevasca no Marrocos, bem em uma floresta de pinheiros, eu encontro uma família de macacos. Vai entender!

Familia de macacos na beira da estrada

Hotel em Azrou

Azrou
No dia seguinte antes de ir para Fez (que fica a cerca de 60km de Azrou) eu decidi aproveitar que já estava de carro e fui conhecer Volubilis, ruínas romanas nos arredores de Meknes (minha próxima parada depois de Fez).

Logo depois de sair de Azrou, a paisagem começa a udar novamente, a neve começa a desaparecer. Atravessei a cidade de Meknes e cheguei a Volubilis. Um lugar bem legal, vale a pena visitar.





Para ir de Volubilis até Fez, teria que passar novamente por Meknes. Quando estava saindo da cidade fui parado pela polícia. Eles disseram que eu estava correndo e teria que pagar para ser liberado. Era mentira, eu não estava correndo, eles só queriam dinheiro mesmo. Não tiveram nem sequer pudor em esconder a corrupção, simplesmente já chegaram pedindo. Eu fiquei puto, mas paguei de uma vez para ficar livre. Lá se foram 100 dirhams, cerca de 10 euros.





Cheguei em Fez e fui procurar hotel. Dessa vez fiquei em um hotelzinho melhor (nem tanto - só um Ibis) porque eu precisava lavar roupa.

Depois de me acomodar fui devolver o carro. Fim de aventura pelas estradas marroquinas. Foram ao todos 1032km. E valeu muito a pena. Eu pude conhecer um Marrocos que a maioria dos turistas não conhece. Paisagens maravilhosas, pessoas estranhas, comida diferente. É isso que faz uma viagem valer!
.
.

Um comentário:

Renata Livramento disse...

ow, sumido!!! Kd vc? te mandei uma msg no cel ontem e vc nem respondeu...vc tá sumido demais, to com sds, apareça!!!! Fica aí com a cabeça no Marrocos e esquece dos brasileirinhos aqui, é? rs..rs..

Bjos